Oii, oiii! Tudo bem?

O projeto #marisaudável está com TUDO!

 Projeto #marisaudável-01

A novidade de hoje é que estou praticando PILATES!  Pratico uma vez na semana na Rmello Fisio Pilates & Estética, estou AMANDO e sentindo a diferença!

Aquele tempo que eu dedico pra mim! Contração, respiração, equilíbrio e elasticidade é o que estou aprimorando!

 

Chamei a minha profi pra contar um pouco mais sobre!

O Método Pilates:
      Foi desenvolvido no início da década de 1920, pelo alemão Joseph Hubertus Pilates. O pilates desenvolve corpos fortes, alongados e flexíveis ,os seus princípios específicos, promovem acima de tudo o equilíbrio entre o corpo, mente e espírito.
Os princípios específicos são:
  • Concentração: Durante a prática dos exercícios, é importante manter-se concentrado para cada parte do corpo, com o objetivo de garantir que o movimento seja desenvolvido com a maior eficácia possível.
  • Controle: É importante a preocupação com o controle de todos os movimentos a fim de aprimorar a coordenação motora, evitando contrações musculares inadequadas ou indesejáveis.
  • Precisão: É fundamental para a qualidade do movimento, sobretudo ao realinhamento postural do corpo. Consiste no refinamento do controle e equilíbrio dos diferentes músculos envolvidos em um movimento.
  • Centramento: O famoso ” Power House” ou centro de força, o ponto focal para o controle corporal. O centro de força se constitui pelas quatro camadas abdominais. Este centro de força forma uma estrutura de suporte, responsável pela sustentação da coluna e órgãos internos.O fortalecimento desta musculatura proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento biomecânico com menor gasto energético aos movimentos.
  • Respiração:  Joseph afirmava que frequentemente respiramos errado e usando apenas uma fração da capacidade do pulmão. Por isto, enfatizava a respiração como fator primordial no início do movimento, fornecendo a organização do tronco pelo recrutamento dos músculos estabilizadores profundos da coluna na sustentação pélvica e favorecendo o relaxamento dos músculos inspiratórios e cervicais.
  • Movimento Fluído: O movimento deve ser feito de forma controlada e contínua exibindo qualidade de fluidez e leveza.
O pilates vem sendo bastante indicado pelos médicos, como uma forma  de tratamento para algumas patologias, por ser um exercício sem impacto e bastante completo, sem nenhuma contra indicação, podendo ser praticado de crianças a idosos.
Alguns dos Benefícios:
  • Recuperação da capacidade respiratória
  • Preparação para o parto em gestantes
  • Melhora a osteopenia e osteoporose
  • Previne a incontinência urinária
  • Melhora o equilíbrio
  • Diminui dores articulares da coluna, joelhos e ombros
  • Aumenta o tônus, a resistência e a flexibilidade muscular
  • Melhora a consciência corporal e a postura

Ana

Ana Luiza Gonçalves Pereira: 

FISIOTERAPEUTA , graduada pela Associação Catarinense de Ensino-ACE (2012)

Cursos Extras:

  • Curso de Pilates Completo – Solo, Bola e Aparelhos – 120h- ESPAÇO VIDA PILATES ( 2012)
  • Curso de Pilates Nas Patologias da Coluna Vertebral – Solo,Bola,Rolo,Reformer,Cadillac, Chair,Magic Circle- 30h- TAO PILATES (2013)
  • Curso de Pilates Aplicado a Hérnias de Disco – 10h- PMA PILATES METHOD ALLIANCE (2015)
  • Curso de Pilates Para Gestantes – VOLL PILATES GROUP(2016)
Mariana Emerim
Designer, blogueira, ACREDITADORA!
Meu mundo tem as cores da vida e eu aprendi que a vida, se a gente quiser, pode ser mais colorida quando acreditamos.
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